Apicultura - Apiário Parisi

Apicultura – Mel Brotas

Apicultura é uma atividade muito interessante, que traz inúmeros benefícios seja para o produtor ou para o meio ambiente. Em curtas palavras, criar abelhas é um bom negócio, pois pode ser praticada por um pequeno produtor rural ou agricultor familiar.

Mas como todo negócio, a Apicultura deve ser encarada com seriedade e utilizar as técnicas corretas para se obter bons resultados sem prejudicar os enxames de abelhas, que são peça importantíssima em nosso ecossistema.

Na apicultura não se exige uma grande propriedade em sua exploração. Um ótimo fator é que, além do mel, a criação de abelhas traz consigo outros produtos que podem ser consumidos ou comercializados.

Um pouco sobre Apicultura

Apicultura - Apiário Parisi

Apicultura – Mel Brotas

A Apicultura é uma atividade muito antiga e suas origens estão na pré-história. Há provas nos desenhos descobertos em cavernas da Espanha, que mostram um homem primitivo colhendo o mel de um enxame, com o auxílio de uma escada de cordas presa ao topo de um barranco.

A exploração dessa atividade sempre foi feita de maneira muito rudimentar, e os enxames eram quase totalmente destruídos no momento da colheita do mel, tendo que se refazer a cada ano.

Mas, com o conhecimento adquirido através dos tempos, hoje o convívio com a abelha é diferente. Atualmente os “apicultores” estudam o comportamento das abelhas produtoras de mel para aprimorar suas técnicas e assim explorá-las com responsabilidade ambiental.

A Apicultura como negócio

Uma atividade que está em plena expansão. Assim podemos falar sobre a Apicultura. Para muitos, o Mel pode ser o foco principal da Apicultura, mas há ainda o pólen, geleia real, extrato de própolis que também podem ser utilizados na prevenção e tratamento de algumas doenças.  Mas não podemos afirmar que eles são “remédios”, mas sim como alimentos e produtos nobres.

Nós do Mel Brotas iniciamos profissionalmente nossas atividades em 1990, sendo que nossa região é um excelente ambiente para a criação de abelhas, e consequentemente, rendendo uma boa colheita de mel.

Quer conhecer mais sobre apicultura, mel e seus derivados? Visite nosso blog e fique por dentro de todos os benefícios que esses produtos agregam à sua saúde. Temos dicas de dietas, receitas e muito mais.

Fontes: Abelha Animal  e Embrapa