fbpx
29 de janeiro de 2021 DICAS E RECEITAS DO MEL

Como o Própolis pode nos ajudar em tempos de Covid-19

O própolis é mais um poderoso aliado que a natureza nos oferece com o intuito de preservar a nossa saúde.

Existem diversos estudos, realizados por renomadas instituições (como Unicamp e Esalq Usp) que já apontaram os diversos benefícios contidos no própolis. Foi comprovado, há anos, que o própolis combate os radicais livres – aqueles que contribuem com o envelhecimento e que ele também contribui com o fortalecimento imunológico graças as suas ações antibacterianas. Além disso, o própolis detém diversas propriedades importantes, entre elas estão as anestésicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes, nutritivas, anti-sépticas, entre outras.

Neste cenário de Covid-19, o própolis aparece como protagonista mais uma vez, já que conforme apontam as mais recentes pesquisas, ele emerge como provável aliado nessa luta contra o Covid. Tudo isso graças a iniciativa do Hospital São Rafael em Salvador BA em conjunto com a Apis Flora e a IDOR (Instituto D’or de pesquisa e ensaio), em realizar um estudo clínico em pacientes com o vírus da Covid-19, que obteve excelentes expectativas em relação ao uso do própolis.

O estudo contou com 124 pacientes, entre os meses de junho a agosto de 2020, o própolis foi administrado em conjunto com o tratamento médico prescrito ao tratamento contra a Covid-19, porém administrado em quantidades diferentes para dois grupos e em zero quantidade ao terceiro grupo. Os resultados apresentados foram satisfatórios, notou-se que houve redução no tempo de internação aos pacientes que receberam o própolis, enquanto estes ficaram de 6 a 7 dias hospitalizados, o grupo que não recebeu o própolis ficou 12 dias hospitalizado.

Embora sejam excelentes perspectivas, se faz necessário a realização de mais ensaios clínicos e estudos com grupos maiores de pessoas e mais diversificadas, portanto o própolis pode e deve ser consumido, mas apenas como um aliado a imunidade, já que ainda não há comprovação científica das suas propriedades curativas em relação a Covid-19.

Portanto, inclua-o na sua dieta, mas continue com todas as recomendações que OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda:

  • Evite aglomerações;
  • Use máscara;
  • Lave as mãos com água e sabão ou higienizador a base de álcool 70%;
  • Mantenha o distanciamento social;
  • Se tiver sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar, procure ajuda médica o mais rápido possível.

A recomendação do Mel Brotas sempre será para que cuide da sua saúde e da sua alimentação e para isso conte com os nossos produtos naturais e aliados da sua saúde em todos os momentos.

Acesse a loja online e adquira nosso Própolis.

COMPRE AQUI SEU PRÓPOLIS

FONTES:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/01/15/propolis-tem-resultado-promissor-em-pacientes-internados-com-covid-19.htm

https://canaltech.com.br/saude/cientistas-brasileiros-investigam-poder-do-propolis-contra-covid-19-entenda-177829/

https://saude.abril.com.br/bem-estar/propolis-4-motivos-por-que-ele-e-um-grande-aliado-da-sua-saude/

https://sbpt.org.br/portal/covid-19-oms/

Copyright © 2021 | Mel Brotas

WhatsApp chat