Nós já falamos aqui que o mel, além de ser um alimento muito saboroso, é também muito bom para a saúde. Mas você sabia que o uso desse alimento tão rico pode ir muito além do que apenas na alimentação?

Abaixo listamos alguns usos diferentes do mel, que certamente vão ser ótimos para incluir no seu cotidiano.

1- Proteja seus lábios

Ao invés de gastar dinheiro com um protetor labial na farmácia, que tal criar o seu próprio protetor 100% natural? Basta misturar óleo de amêndoas, mel e cera de abelhas. Lábios hidratados no verão e no inverno!

2- Faça uma máscara facial

O mel é um excelente umectante, além de possuir propriedades antibióticas. Sua pele será revigorada em contato com o mel. Você pode fazer uma combinação simples de mel e água morna, ou fazer uma máscara combinada com pepino, que é calmante e mineralizante. Pegue um pepino médio e bata no liquidificador. Coloque em uma peneira e espere 15 minutos até toda a parte líquida estar separada. Acrescente duas colheres de sopa de mel e misture bem. Espalhe com um algodão por todo o rosto e espere secar naturalmente, em cerca de 4 minutos. Feito isso é só enxaguar. Se sobrar um pouco da loção você pode guardá-la na geladeira por até uma semana.

3- Faça uma esfoliação

Mascara de mel

Mascara de mel

Apenas o mel 100% puro cristaliza e você pode aproveitar esse estado crocante do mel tanto para comê-lo com pão (fica delicioso!) como para fazer uma esfoliação em qualquer parte do corpo. A pele ficará limpa e macia.

4- Melhore a aparência dos seus cabelos

O mel irá ajudar a manter a hidratação de seus fios. Se o seu cabelo for seco pode passar por todo o comprimento, agora se ele for oleoso, evite a raiz e foque nas pontas. Para um resultado mais completo, faça uma máscara com um abacate médio e duas colheres de sopa de mel. Deixe no cabelo de 15 a 20 minutos e depois lave normalmente.

5- Recarregue as energias

Em momentos puxados no trabalho é muito fácil perder a conta dos cafezinhos tomados ao longo do dia. E parece que depois de um tempo, não importa a quantidade ingerida, o café não faz mais efeito. Se você precisa dar aquela “levantada” no meio do expediente, saiba que uma ótima forma de fazer isso é pegar uma colher de sopa de mel e misturar no chá. Você vai ter um rendimento melhor, além de ser uma opção muito mais saudável!

6 – Termine o circuito da academia

Se precisa de energia para conseguir fazer aquele treino funcional, nada como uma colher de sopa de mel antes do treino. Você verá que a sua performance irá melhorar.

7- Faça uma salada

Seja de fruta ou de verduras, o mel vai ajudar a realçar o sabor desses pratos que tem tudo a ver com o verão!

Molho de mel para salada

Molho de mel para salada

8- Sirva com Queijos Finos

Na correria do dia a dia é difícil elaborar um jantar diferente quando se recebe visitas em casa. Saiba que você pode aliar sabor e elegância com apenas 3 ingredientes: um queijo fino como Brie ou Camembert, mel e nozes. Pegue um pequeno pote de cerâmica, coloque o queijo e cubra com um pouco de mel e nozes picadas por cima. Leve ao forno até o queijo derreter parcialmente. Sirva com uma baguete ou bolachinhas. Com certeza irá causar uma ótima impressão!

9 – Coma o favo

Com uma textura macia, adicionar o favo na sua alimentação é uma ótima pedida. Além dos benefícios do mel, você também irá ingerir a cera da abelha, rica em nutrientes e que auxilia o sistema respiratório e digestório.

10 – Preserve frutas

O mel pode ser um grande aliado na preservação de frutas, já que não tem um prazo de validade e contém propriedades que ajudam a preservar outros alimentos. Não à toa era usado na antiguidade justamente para esse fim. Se quiser aproveitar a promoção de morangos no inverno, mas sabe que não irá dar conta de consumir tudo antes de estragar, faça um molho leve composto de uma parte de mel para dez partes de água, de acordo com a quantidade de frutas. Isso também é uma boa pedida para a salada de frutas, no caso da maçã e da pera que oxidam. Basta deixá-las já cortadas por alguns minutos da solução de água e mel, tirar e servir. Sem mais frutas escuras na salada!

Aproveite a versatilidade do mel e as dicas que demos para ter mais desse produto nobre em sua vida!