Mel e seus benefícios para saúde

Mel de Laranja

O mel é um dos alimentos naturais que você deveria conhecer melhor e adicionar à sua dieta diária. Os benefícios para sua saúde serão tantos que, após conhecê-lo, nunca mais ficará sem.

Rico em carboidratos e açúcar, além de ser um delicioso adoçante natural, é ótima fonte de energia.  Repleto de benefícios para a nossa saúde, proporciona ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos.

O consumo diário de mel traz inúmeros benefícios ao nosso organismo. Faz bem para o aparelho digestivo, para a pele e é um forte aliado na luta contra o stress, o cansaço e a insônia.

Conheça os tipos de mel

O Mel de Abelha é produzido naturalmente a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas das abelhas. Logo após, ele é armazenado em favos dentro de suas colmeias, servindo-lhes de alimento.

Existem vários tipos de mel. A cor, o aroma e o sabor variam de acordo com o tipo da flor e da região. Logo o mel de abelhas é classificado a partir das espécies de flores das quais elas retiram o néctar.

Sabendo que é excelente para a nossa saúde, e que não só podemos mas devemos inseri-lo em nossa dieta, podemos conhecer suas variações, sabores e mais algumas informações imprescindíveis.

Mel Florada Silvestre

Mel Silvestre - Mel Brotas

Mel Silvestre

A colheita do Mel Florada Silvestre se dá entre os meses de junho a agosto. Originado das flores de árvores nativas da fauna brasileira, é o mel dos campos e matas, do néctar de diversas flores.

No Estado de São Paulo encontramos várias espécies de florada e as mais conhecidas são: Ipê Amarelo, Angico Branco do Morro, Jequitibá-Rosa, Pitangueira entre outras.

Ele traz benefícios sendo um tônico natural, fortificante e embelezador, agindo contra o reumatismo e artritismo.

Mel Florada de Laranja

Mel de Laranja - Mel Brotas

Mel de Laranja

O Mel da florada de Laranja é colhido entre os meses de agosto à dezembro, originado das flores das laranjeiras.

A história da laranja teve início na Índia, onde era conhecida pelo nome “nareng”. De lá, esse fruto se espalhou pelo resto da Ásia passando a denominar-se “narang”, nome que foi dado a uma cidade paquistanesa, situada na província de Punjab.

Da Ásia essa fruta de expandiu à Europa através de Portugal no tempo das Cruzadas. O Mel Flora de Laranja é um regulador dos intestinos, tranquilizante, sedativo natural, age contra a insônia sendo um revigorante natural da pele.

Mel Florada de Eucalipto

Mel de Eucalipto - Mel Brotas

Mel de Eucalipto

Colhemos do Mel Florada de Eucalipto entre os meses de fevereiro a maio, vindo de árvores adaptadas a praticamente a todas as condições climáticas.

Os eucaliptos caracterizam a paisagem da Oceania, seu pais de origem, de uma forma que não é comparável a qualquer outra espécie, noutro continente.

O Mel Florada de Eucalipto atua como expectorante, desinfeta e dilata os brônquios, combate tosse, gripes, resfriados e efeitos da poluição.

Esses tipos de Mel você irá encontrar em nossa loja virtual Compre Mel Online. Todo o processo de extração do Mel Brotas é feito com responsabilidade sócio ambiental, sendo que as madeiras utilizadas em nossas colmeias são oriundas de reflorestamento.

Nutrientes e vitaminas no Mel

Além de saboroso, esse produto natural é rico em nutrientes – possui vitaminas, sais minerais e proteínas e tem a vantagem de não conter gordura nem colesterol. Durante milhares de anos, essa foi a única fonte de açúcar do homem.

Hoje é um dos alimentos mais presentes em nosso dia-a-dia, pois ele combina com os mais diferentes tipos de alimentos.

Apesar de ser muito saudável, possui glicose e frutose que são dois tipos de açúcar. Pessoas que possuem diabetes devem pesquisar a dose certa para que o seu consumo não seja prejudicial.

Nutrientes do Mel

Nutrientes do Mel

Faça uso do mel com moderação

Tudo o que é consumido de forma demasiada não faz bem, e com o Mel não é diferente.  Este é um produto natural, mas é altamente calórico, rico em açúcar. E fica aqui um alerta: o seu consumo em excesso poderá causar um ganho de peso.

É imprescindível que seja de boa procedência, o verdadeiro mel 100% natural. O Mel Brotas oferece esse produto que você pode e deve inserir em sua dieta diária, sempre com moderação. Aproveite e compre mel de abelhas clicando aqui.

O mel atuando na prevenção de doenças

Mel para a prevenção de doenças

Mel para a prevenção de doenças

Você sabia que o mel pode prevenir o Câncer e doenças no coração? Isso porque ele possui flavonoides, um potente antioxidante que ajuda no combate dessas doenças.

E suas propriedades ainda funcionam como um anti-bactericida/anti-fungo, pelo fato das abelhas adicionarem em fabricação uma substância chamada de peróxido de hidrogênio. E isso é um dos motivos da qual o mel atua na prevenção de úlceras e gastroenterite bacteriana.

Além de prevenir doenças, o mel funciona como anti-alérgico natural. Em crises de alergia, é recomendável mascar o favo pelo maior tempo possível, e os sintomas acabam desaparecendo em poucos minutos.

Mas os benefícios do mel não param por aí: faz bem para tratamento de pele, pode ser utilizado em queimaduras e um regulador natural de açúcar no sangue. O mel puro oferece um efeito energizante notável para o corpo por conta de suas propriedades antibióticas, sendo um energético natural.

Contraindicações para o uso do Mel

Mel de Eucalipto - Mel Brotas

O mel é um alimento incrível que traz inúmeros benefícios para a saúde. Mas em algumas situações o seu consumo deve ser evitado, como por exemplo em crianças menores de 3 anos.

Isso porque até essa idade o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro. Sendo assim ele pode não se defender de forma eficiente de corpos estranhos.  Até aos 3 anos de idade, existe uma grande e perigosa possibilidade de intoxicações graves com uma bactéria encontrada comumente no mel, chamada Clostridium boltulino.

Há outras contraindicações, por exemplo para os diabéticos. Pessoas que possuem a doença devem evitá-lo, pois possui muito açúcar simples, o que eleva rapidamente a glicemia do sangue. Vale lembrar que, o açúcar do mel, é um dos tipos de carboidrato que o diabético deve evitar.

Pessoas sensíveis com tendência a alergias também devem evitar seu consumo. Elas podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal-estar gástrico e até dor de estômago, devido aos grãos de pólen presentes no mel.

Mas também vale esclarecer um “mito” de que o mel é um santo remédio. Apesar de todo o seu potencial terapêutico, ele deve estar nas prateleiras dos alimentos e não no armário dos medicamentos e consumido com frequência, desde que não exista contraindicação.

Comece a adoçar seus alimentos com mel e sinta os benefícios de um dos alimentos mais importantes da natureza.